As redes sociais a favor da empresa
Delimitar o público-alvo é o primeiro passo para ter um veículo online bem estruturado para
popularizar a marca
Estamos rodeados pelas redes sociais. É muito raro encontrar uma pessoa que não esteja
cadastrada em pelo menos uma delas. Entre o Twitter e o Facebook, não há quem fique de
fora dessa moda, pois se trata de meios de comunicação rápidos para checar recados, notícias
e atualizações dos amigos. Em meio à amplitude de usuários, empresas não hesitam em inserir
a marca nesse universo para alavancar o buzz do produto. Mas, às vezes, a ideia de ter uma
rede social voltada para o empreendimento pode não gerar o efeito esperado.
Se as empresas querem aparecer online, elas precisam se concentrar na sua presença digital.
Por mais que as redes sociais aparentem ser a salvação para a marca aparecer entre as
mais populares é preciso ter uma estratégia e, principalmente, foco nos clientes. Se sua
empresa necessita de uma rede social, tenha em mente que será preciso elaborar metas de
interatividade e estratégias para fidelizar o público-alvo.
Esquadrilhando o universo online
Vamos usar o Facebook como exemplo. Lá, qualquer pessoa pode criar uma Fan Page para
compartilhar ideias e opiniões com outros usuários que tem afinidades com a página. Até aí
tudo bem, mas alguns gestores ficam perdidos na hora da criação de conteúdo e acreditam
que qualquer postagem será replicada. Ou então, acham que a Fan Page só servirá para
“vender” o nome da empresa e do produto, sem levar em consideração os vínculos interativos.
Para não cometer esse erro, responda essas questões antes de lançar a empresa em uma rede
social:
• quais valores você quer transmitir por meio da rede social?
• o que sua marca deve representar para as pessoas?
• qual é seu público-alvo?
•há algo de inovador que fará sua marca se destacar dos concorrentes?
• há uma estratégia de comunicação e postagens diárias?
• o que você quer alcançar por meio das redes sociais?
Respondidas essas questões, escolha aquela mais adequada e que atenda os objetivos
traçados pela empresa. Ter uma Fan Page no Facebook ou uma conta no Twitter ajudará a
engajar relacionamentos e, se feita da maneira correta, acarretará no bom posicionamento da
marca. Se você tiver um nicho de atuação bem delimitado, gerar conteúdo será fácil. Assim, a
investida agregará valor ao seu empreendimento e muitos dias de sucesso.
Autor: Marco Zanqueta
É palestrante motivacional há 9 anos e usa sua expertise de mais de 20 anos como mágico profissional para ministrar suas palestras trazendo um novo jeito de motivar as pessoas. Palestrou e treinou executivos de grandes empresas como: Tam, General Motors e Petrobrás.
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