domingo, 16 de dezembro de 2012

GRAFOLOGIA

Repassando do Jornal Extra: 


COMO O TEXTO MANUSCRITO É ANALISADO PELO PROFISSIONAL DE RH.



Ambiente gráfico /simbolismo do espaço: a folha está dividida em vetores, casa um deles tem em si um significado. Portanto, a primeira coisa observada é o uso do espaço disponível.

Ordem, enquadramento e distribuição da folha: Existem dois tipos de ordem, a do conjunto e a dos elementos. Avalia-se a maneira como a pessoa distribui o texto na folha e como coloca cada ponto, acento, vírgula etc. Isso simbolizará seu nível de adaptação, capacidade de organização, ordem, entre outros.

Distribuição: Este item representa a ordem. Será avaliada a distância entre as linhas e as palavras, e a separação entre os grafemas. Mostra a clareza de ideias, controle da fantasia, nível de introversão ou extroversão.

Proporção: É observada a harmonia existente entre grafemas e a existência de deslocamentos, como a invasão de espaço de uma linha para outra. Se determina o equilíbrio entre as três esferas da personalidade, critério de realidade, entre outros.

Margens: Superior, inferior, direita e esquerda. Cada uma das margens tem um significado e mostrará o tipo de vínculo que a pessoa estabelece nos diferentes cenários.

Linha de trajetória /direção: a escrita pode ser reta, ascendente, descendente, senóide, côncava, convexa. No grafismo, simboliza o equilíbrio emocional, maturidade e nível de relação que o autor do material que está sendo estudado consegue estabelecer.

Dimensão: a dimensão dos grafemas simboliza o grau de expansão ou contração da pessoa.

Pressão: através deste item, se determina a energia da pessoa. Avalia-se a força utilizada ao realizar a escrita.

Velocidade: reflete o nível de reação da pessoa frente a diferentes cenários, a celeridade com a qual são resolvidas as tarefas.

Continuidade: se relaciona com o grau de união ou separação das letras nas palavras e permite conhecer o grau de constância e regularidade da pessoa em sua atividade profissional, vida afetiva e pensamentos.

Forma: avalia-se a estrutura geral da escrita, se há predomínio de curvas, ângulos etc. Fornece informações sobre o estilo de comportamento, flexibilidade e interação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário